Os sucos de frutas devem ser oferecidos ao bebê apenas após 1 ano de idade. Prefira o consumo da fruta natural, com todas as suas fibras preservadas.
O suco natural é composto principalmente por água e açúcar (sacarose, frutose, glicose e sorbitol), e apresenta alguns perigos para as crianças menores de 1 ano:
- cárie dentária
- flatulência e diarreia (pelo excesso de carboidratos)
- adaptação do paladar da criança com bebidas açucaradas
- dificuldade de aceitação de água
- risco de desnutrição: substituição da refeição pelo suco ou diminuição da quantidade após o suco
- risco de obesidade: poucas fibras e muitos açúcares
Atenção! Bebidas à base de suco, como suco em pó ou de caixinha contém adoçantes e aromatizantes, e variam entre 10 a 99% de suco. Essas bebidas nem devem ser consideradas para consumo.
Após a criança completar 1 ano de idade é permitido oferecer os sucos. Desde que seja sempre natural (100% da fruta), sem adoçar e eventualmente – não é preciso tomar suco todos os dias. Se possível, dar preferência as frutas de baixo índice glicêmico como limão, maracujá, acerola e abacaxi.
E a água de coco?
É composta 95% de água e 4% de cardoidrato (açúcares). Podemos oferecer após o bebê ter se adaptado à água (geralmente após 1 ano). Ofertar de fontes naturais e de forma esporádica, principalmente quando há perda de eletrólitos e sais minerais, como no caso de episódios de diarreia, após atividade física ou quando está muito calor na praia, por exemplo. Ah! Aproveite para oferecer a água de coco no canudo!
Ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta!
Com carinho,